O Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais é formado por um pequeno arquipélago a 6,2 milhas (11Km) da costa, em frente à Praia de Leste, no município de Pontal do Paraná. Composto por três pequenas ilhas (Grapirá, Dois Picos e Filhote) e alguns recifes próximos, abrangendo uma área de 1.359,69 hectares. As ilhas não possuem praias, são constituídas de formações rochosas e pedras, que formam os recifes do entorno. Vivem nestas ilhas mais de 8 mil aves, além de vários peixes, que se abrigam nos recifes próximos às ilhas. Nos mergulhos que possuem visibilidade média de 5 metros e profundidade que não ultrapassa os 15 metros, é possível avistar tartarugas, moréias, cardumes de peixes de passagem como as cavalas, muitas donzelinhas, salemas, peixes borboleta, entre outros. A temperatura da água se mantém entre 20°C e 26°C o ano todo. Existem três Parque Nacionais Marinhos em todo o Brasil: Fernando de Noronha, Abrolhos e as Ilhas dos Currais, que se tornou a terceira Unidade de Conservação nesta categoria. Não é permitido o desembarque e os mergulhos só podem ser realizados com autorização do ICMBIO.
Fonte: Associação MarBrasil.
O mergulho nas balsas é considerado o melhor ponto para a prática da atividade no estado do Paraná. A profundidade varia entre 21 a 27 metros, a temperatura de 20°C a 26°C e a visibilidade de 2 aos 30 metros em dias de mar e vento calmos. São duas estruturas naufragadas, cujo os nomes “Dianka”, mais ao sul e “Espera 7”, mais ao norte, com distância de 5 milhas (9,2 Km) entre elas e 22,5 milhas (41,7 Km) da costa. Nos mergulhos podemos encontrar os belos meros, além de muitos cardumes de dezenas de espécies de peixes. Por serem em mar aberto e longe da costa, a recomendação é para mergulhadores experientes com habilitação avançada e com equipamentos de segurança, acompanhados de profissionais que conhecem os naufrágios.
Fonte: Associação MarBrasil.
O incremento da biodiversidade marinha no Paraná tem sido substancial a partir da implementação do Projeto RAM (Recifes Artificiais Marinhos) da UFPR – Universidade Federal do Paraná, no ano de 2001, quando dois pesquisadores (fundadores da Associação MarBrasil) afundaram cerca de duas mil estruturas de concreto e mais duas balsas graneleiras. O Projeto RAM instalou os recifes entre o Arquipélago de Currais (agora Parque Nacional Marinho) e as Ilhas Itacolomis, formando o conhecido ponto “Parque dos Meros”. Com o Projeto REBIMAR, a Associação MarBrasil instalou 5500 estruturas de concreto para a manutenção e recuperação da biodiversidade marinha, paralelos à costa de Pontal do Paraná, sendo este o primeiro projeto do Brasil de recifes artificiais com licença do IBAMA/MMA.
Fonte: Associação MarBrasil.
Mais informações:
Departamento de Turismo
(41) 3455-9631
pontalprturismo@gmail.com
Fique por dentro de tudo que rola em Pontal do Paraná.